Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)
Sofonias
Sofonias, 3
1 Ai da cidade rebelde, impura, opressiva!
2 Ela não obedece a nenhuma voz, nem aceita nenhuma disciplina. Não confia em Jeová, nem se achega ao seu Deus.
3 No meio dela, os seus príncipes são leões que rugem. Os seus juízes são lobos da noite; Não deixam um único osso para roer no dia seguinte.
4 Os seus profetas são insolentes, traidores. Os seus sacerdotes profanam o que é santo; Eles são violentos para com a lei.
5 Jeová é justo e está no meio dela; ele não faz o que é errado. Manhã após manhã, ele torna conhecidas as suas decisões judiciais, Sem falhar, como a luz do dia. Mas o injusto não se envergonha.
6 “Eu destruí nações; as suas torres angulares ficaram desoladas. Devastei as suas ruas, e já ninguém passa por elas. As suas cidades ficaram em ruínas, sem ninguém, sem habitantes.
7 Eu disse-lhe: ‘Certamente, irás temer-me e aceitar a disciplina’,*1 Para que a sua morada não seja destruída, Pois, por todas estas coisas, ajustarei contas com ela.*2 Contudo, eles estavam ainda mais ansiosos para agir de modo corrupto.
|
8 ‘Portanto, fiquem à minha espera’,*1 diz Jeová, ‘Até ao dia em que eu me levantar para levar despojo,*2 Pois a minha decisão judicial é ajuntar nações e reunir reinos, Para derramar sobre eles a minha indignação, toda a minha ira ardente; Pois toda a terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
|
9 Nesse tempo, mudarei a língua dos povos para uma língua pura, Para que todos eles possam invocar o nome de Jeová, A fim de servi-lo ombro a ombro.’*1
|
10 Os que me suplicam, a filha do meu povo espalhado, Vão trazer-me uma dádiva desde a região dos rios da Etiópia.
11 Nesse dia, não serás envergonhada Por causa de todos os teus atos de rebeldia contra mim, Porque removerei do teu meio os orgulhosos arrogantes, E nunca mais serás arrogante no meu santo monte.
12 Deixarei restar um povo humilde e modesto no teu meio, E eles irão refugiar-se no nome de Jeová.
13 Os que restarem de Israel não farão o que é mau; Não dirão mentiras, nem terão na boca uma língua falsa; Eles irão alimentar-se*1 e deitar-se, sem que ninguém os faça ter medo.”
|
14 Grita de júbilo, ó filha de Sião! Grita triunfantemente, ó Israel! Alegra-te e exulta de todo o coração, ó filha de Jerusalém!
15 Jeová removeu os julgamentos contra ti. Fez o teu inimigo recuar. O Rei de Israel, Jeová, está no teu meio. Não voltarás a temer nenhuma calamidade.
16 Nesse dia, será dito a Jerusalém: “Não tenhas medo, ó Sião. Não deixes que as tuas mãos se abaixem.
17 Jeová, teu Deus, está no teu meio. Como um valente guerreiro, ele salvará. Por tua causa, ele exultará com grande alegria. Ele ficará em silêncio*1 no seu próprio amor. Jubilará por tua causa com gritos de alegria.
|
18 Reunirei os que estão tristes por estarem ausentes das tuas festividades; Eles ficaram longe de ti enquanto suportavam desonra por causa dela.
19 Nesse tempo, agirei contra todos os que te oprimem; Salvarei os que coxeiam E reunirei os que estão espalhados. Farei deles um motivo de louvor e fama*1 Em toda a terra, onde foram envergonhados.
|
20 Nesse tempo, vou trazer-vos de volta, No tempo em que eu vos reunir. Pois farei de vocês um motivo de fama*1 e louvor entre todos os povos da terra, Quando eu trouxer de volta os vossos cativos perante os vossos olhos”, diz Jeová.
|