Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Miqueias

1

2

3

4

5

6

7

Miqueias, 6

1 Ouçam, por favor, o que Jeová está a dizer. Levantem-se, apresentem a vossa causa diante dos montes, E que as colinas ouçam a vossa voz.

2 Ouçam, ó montes, a causa de Jeová, E também vocês, sólidos alicerces da terra, Pois Jeová tem uma causa contra o seu povo; É contra Israel que ele argumentará:

3 “Meu povo, o que é que eu vos fiz? Como é que vos cansei? Testemunhem contra mim.

4 Pois tirei-vos da terra do Egito E resgatei-vos da terra da escravidão;*1 À vossa frente, enviei Moisés, Arão e Miriam.

  1. Lit.: “casa dos escravos”.

5 Meu povo, por favor, lembrem-se do que Balaque, rei de Moabe, propôs E do que Balaão, filho de Beor, lhe respondeu, Do que aconteceu de Sitim até Gilgal, Para que conheçam os atos justos de Jeová.”

6 O que levarei quando comparecer perante Jeová? O que levarei quando me curvar diante do Deus que mora no alto? Comparecerei perante ele com ofertas queimadas, Com bezerros de um ano?

7 Será que Jeová terá prazer em milhares de carneiros, Em dezenas de milhares de torrentes de azeite? Darei o meu primogénito pela minha rebeldia, O fruto do meu corpo pelo meu pecado?*1

  1. Ou: “pelo pecado da minha alma”.

8 Ele já te informou, ó homem, sobre o que é bom. E o que é que Jeová pede*1 de ti? Apenas que pratiques a justiça,*2 ames a lealdade*3 E andes modestamente com o teu Deus!

  1. Ou: “exige”.

  2. Ou: “sejas justo”.

  3. Ou: “sejas bondoso e leal no teu amor”. Lit.: “ames amor leal”.

9 A voz de Jeová clama à cidade — Os que têm sabedoria prática temerão o teu nome — Prestem atenção à vara e a quem a designou.

10 Será que na casa de quem é mau ainda existem os tesouros da maldade, E a efa*1 reduzida, que é detestável?

  1. Veja o Ap. B14.

11 Por acaso, posso ser puro*1 com uma balança falsa, Com uma bolsa de pesos de pedra fraudulentos?

  1. Ou: “inocente”.

12 Pois os seus homens ricos estão cheios de violência, E os seus habitantes dizem mentiras; Eles têm uma língua falsa na boca.

13 “Portanto, vou golpear-te e ferir-te, Deixando-te devastado por causa dos teus pecados.

14 Comerás, mas não ficarás satisfeito; Haverá um vazio dentro de ti. Tentarás colocar os teus bens num lugar seguro, mas não conseguirás salvá-los; E o que conseguires levar, eu entregarei à espada.

15 Semearás, mas não colherás. Pisarás azeitonas, mas não usarás o azeite; E pisarás uvas, mas não beberás o vinho.

16 Pois vocês seguem os decretos de Onri e todas as práticas da casa de Acabe, E andam de acordo com os seus conselhos. É por isso que vou fazer de ti um motivo de terror, E dos seus habitantes um alvo de assobios; E vocês suportarão o desprezo dos povos.”