Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)
Levítico
Levítico, 8
1 Jeová continuou a dizer a Moisés:
2 “Traz Arão e os seus filhos, as vestes, o óleo de unção, o novilho da oferta pelo pecado, os dois carneiros e o cesto dos pães sem fermento,
3 e reúne toda a assembleia à entrada da tenda de reunião.”
4 Então, Moisés fez assim como Jeová lhe tinha ordenado e a assembleia reuniu-se à entrada da tenda de reunião.
5 Moisés disse à assembleia: “Isto foi o que Jeová ordenou que fizéssemos.”
6 Assim, Moisés fez Arão e os seus filhos aproximarem-se e lavou-os com água.
7 Em seguida, vestiu Arão com a veste comprida, colocou-lhe a faixa na cintura, vestiu-o com a túnica sem mangas, e por cima pôs o éfode, apertando-o firmemente com o cinto bordado*1 do éfode.
|
8 A seguir, colocou-lhe o peitoral e pôs o Urim e o Tumim no peitoral.
9 Depois, colocou-lhe o turbante na cabeça e, na parte da frente do turbante, a lâmina brilhante de ouro, o sinal sagrado de dedicação,*1 assim como Jeová tinha ordenado a Moisés.
|
10 Moisés pegou então no óleo de unção, ungiu o tabernáculo e tudo o que nele havia, e santificou-os.
11 Depois disso, aspergiu um pouco do óleo sete vezes sobre o altar e ungiu o altar e todos os seus utensílios e a bacia com o seu suporte, para os santificar.
12 Por fim, derramou um pouco do óleo de unção sobre a cabeça de Arão e ungiu-o para o santificar.
13 Em seguida, Moisés mandou os filhos de Arão aproximarem-se, pôs-lhes as vestes compridas e as faixas, e colocou-lhes*1 a cobertura para a cabeça, assim como Jeová lhe tinha ordenado.
|
14 Então, trouxe o novilho da oferta pelo pecado e Arão e os seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do novilho da oferta pelo pecado.
15 Moisés abateu o novilho, molhou o dedo no sangue e pô-lo sobre todos os chifres do altar, purificando de pecado o altar. Contudo, derramou o restante do sangue na base do altar, a fim de o santificar para se fazer expiação sobre ele.
16 Depois disso, Moisés pegou em toda a gordura que envolve os intestinos, na membrana gordurosa do fígado e nos dois rins com a gordura que há sobre eles, e queimou-os no altar.
17 A seguir, fez com que o restante do novilho — o couro, a carne e o excremento — fosse queimado com fogo fora do acampamento, assim como Jeová lhe tinha ordenado.
18 Em seguida, trouxe o carneiro da oferta queimada, e Arão e os seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro.
19 Moisés abateu-o então e aspergiu o sangue em todos os lados do altar.
20 Ele cortou o carneiro em pedaços, e Moisés queimou a cabeça, os pedaços e a gordura.*1
|
21 Ele lavou os intestinos e as pernas*1 do carneiro com água, e Moisés queimou o animal inteiro no altar. Foi uma oferta queimada de aroma agradável,*2 uma oferta feita por fogo a Jeová, assim como Jeová tinha ordenado a Moisés.
|
22 Então, trouxe o segundo carneiro, o carneiro para a ordenação, e Arão e os seus filhos puseram as mãos sobre a cabeça do carneiro.
23 Moisés abateu-o, pegou num pouco do sangue e pô-lo na ponta da orelha direita de Arão, no polegar da mão direita e no dedo grande do pé direito.
24 A seguir, Moisés mandou os filhos de Arão aproximarem-se e, em cada um deles, pôs um pouco do sangue na ponta da orelha direita, no polegar da mão direita e no dedo grande do pé direito, mas o restante do sangue Moisés aspergiu em todos os lados do altar.
25 Depois, pegou na gordura, na cauda gorda, em toda a gordura que envolve os intestinos, na membrana gordurosa do fígado, nos dois rins com a gordura que há sobre eles e na perna direita.
26 E, do cesto dos pães sem fermento que estava perante Jeová, retirou um pão em forma de anel, sem fermento, um pão em forma de anel feito com azeite e um pão achatado. Então, colocou-os sobre os pedaços de gordura e sobre a perna direita.
27 Em seguida, pôs todas essas coisas nas mãos de Arão e nas mãos dos seus filhos, e começou a movê-las para a frente e para trás, como oferta movida perante Jeová.
28 Então, Moisés tirou-as das mãos deles e queimou tudo no altar, por cima da oferta queimada. Foi um sacrifício de ordenação, de aroma agradável,*1 uma oferta feita por fogo a Jeová.
|
29 Depois, Moisés pegou no peito do carneiro e moveu-o para a frente e para trás como oferta movida perante Jeová. Essa parte do carneiro para a ordenação tornou-se a porção de Moisés, assim como Jeová lhe tinha ordenado.
30 E Moisés pegou num pouco do óleo de unção e num pouco do sangue que estava no altar, e aspergiu-os sobre Arão e as suas vestes e sobre os filhos de Arão, que estavam com ele, e as suas vestes. Assim, ele santificou Arão e as suas vestes, e os seus filhos e as suas vestes.
31 Moisés disse então a Arão e aos seus filhos: “Cozinhem a carne à entrada da tenda de reunião e ali irão comê-la com os pães que estão no cesto da ordenação, assim como me foi ordenado: ‘Arão e os seus filhos irão comê-la.’
32 O que sobrar da carne e do pão, vocês queimarão com fogo.
33 Não se afastem da entrada da tenda de reunião durante sete dias, até se completarem os dias da vossa ordenação, porque levará sete dias para vos ordenar como sacerdotes.*1
|
34 O que se fez hoje é o que Jeová ordenou que fizéssemos, para fazer expiação por vocês.
35 Ficarão à entrada da tenda de reunião dia e noite, durante sete dias, e cumprirão as vossas obrigações para com Jeová, para que não morram, pois assim me foi ordenado.”
36 E Arão e os seus filhos fizeram tudo o que Jeová tinha ordenado por meio de Moisés.