Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Levítico

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

Levítico, 10

1 Mais tarde, Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um no seu incensário e colocaram brasas neles e incenso sobre as brasas. A seguir, ofereceram fogo não autorizado perante Jeová, algo que ele não lhes tinha ordenado fazer.

2 Com isso, saiu fogo de diante de Jeová e devorou-os. Assim, morreram perante Jeová.

3 Moisés disse a Arão: “Isto foi o que Jeová disse: ‘Serei santificado entre os que me estão próximos e serei glorificado diante de todo o povo.’” E Arão permaneceu calado.

4 Assim, Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: “Venham cá, tirem os vossos irmãos de diante do lugar santo e levem-nos para um lugar fora do acampamento.”

5 Portanto, eles foram e levaram os corpos ainda com as vestes compridas para um lugar fora do acampamento, assim como Moisés lhes tinha ordenado.

6 Em seguida, Moisés disse a Arão e aos seus outros filhos, Eleazar e Itamar: “Não deixem o vosso cabelo ficar descuidado nem rasguem as vossas roupas, para que não morram e para que Deus não fique indignado com toda a assembleia. Os vossos irmãos, de toda a casa de Israel, chorarão por aqueles que Jeová destruiu pelo fogo.

7 Não se afastem da entrada da tenda de reunião, senão morrerão, pois o óleo de unção de Jeová está sobre vocês.” Assim, fizeram o que Moisés ordenou.

8 Então, Jeová disse a Arão:

9 “Não bebas vinho nem outras bebidas alcoólicas, nem tu nem os teus filhos, quando entrarem na tenda de reunião, para que não morram. É um decreto permanente para todas as vossas gerações.

10 Isto é para fazer a diferença entre o que é santo e o que é profano, e entre o que é impuro e o que é puro,

11 e para ensinar aos israelitas todos os decretos que Jeová lhes deu por meio de Moisés.”

12 Moisés disse então a Arão, e a Eleazar e Itamar, os filhos que lhe restaram: “Das ofertas feitas por fogo a Jeová, peguem no que sobrou da oferta de cereais, façam pães sem fermento e comam-nos perto do altar, porque é algo santíssimo.

13 Devem comê-los num lugar santo, porque é a vossa porção e a dos vossos filhos, das ofertas feitas por fogo a Jeová, pois isso é o que me foi ordenado.

14 Também comerão num lugar limpo o peito apresentado como oferta movida e a perna apresentada como porção sagrada, vocês, os vossos filhos e as vossas filhas, porque estas partes dos sacrifícios de participação em comum dos israelitas foram-vos concedidas como porção, a vocês e aos vossos filhos.

15 Trarão a perna apresentada como porção sagrada e o peito apresentado como oferta movida, juntamente com as ofertas de gordura feitas por fogo, a fim de mover a oferta movida para a frente e para trás, perante Jeová, e essa será permanentemente a vossa porção e a dos vossos filhos, assim como Jeová ordenou.”

16 E Moisés procurou por toda a parte o bode da oferta pelo pecado e descobriu que ele tinha sido queimado. Por isso, ficou indignado com Eleazar e Itamar, os filhos de Arão que restaram, e disse:

17 “Porque é que não comeram a oferta pelo pecado no lugar santo, visto que é algo santíssimo? Ele não a deu a vocês para que respondam pelo erro da assembleia e façam expiação por eles perante Jeová?

18 Vejam, o sangue da oferta não foi levado para dentro do lugar santo. Vocês certamente deviam tê-la comido no lugar santo, assim como me foi ordenado.”

19 Arão disse a Moisés: “Hoje, eles apresentaram a oferta pelo pecado e a oferta queimada perante Jeová, e, ainda assim, aconteceram-me estas coisas. Se hoje eu tivesse comido da oferta pelo pecado, será que isso teria agradado a Jeová?”

20 Ao ouvir isso, Moisés ficou satisfeito.