Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Neemias

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

Neemias, 3

1 Eliasibe, o sumo sacerdote, e os seus irmãos, os sacerdotes, começaram a reconstruir o Portão das Ovelhas. Santificaram-no*1 e colocaram-lhe as portas; santificaram o trecho até à Torre de Meá e até à Torre de Hananel.

  1. Ou: “Dedicaram-no”.

2 Os homens de Jericó reconstruíram o trecho seguinte; e Zacur, filho de Inri, reconstruiu o trecho seguinte.

3 Os filhos de Hassenaá reconstruíram o Portão do Peixe; colocaram-lhe o madeiramento e, depois, as portas, os ferrolhos e as trancas.

4 Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz, fez consertos no trecho seguinte; Mesulão, filho de Berequias, filho de Mesezabel, fez consertos no trecho seguinte; Zadoque, filho de Baana, fez consertos no trecho seguinte.

5 E os tecoítas fizeram consertos no trecho seguinte, mas os seus homens de destaque não se quiseram rebaixar por trabalharem sob as ordens*1 dos encarregados da obra.

  1. Lit.: “não trouxeram o seu pescoço ao serviço”.

6 Joiada, filho de Paseia, e Mesulão, filho de Besodeias, consertaram o Portão da Cidade Antiga; colocaram-lhe o madeiramento e, depois, as portas, os ferrolhos e as trancas.

7 Melatias, o gibeonita, e Jadom, o meronotita, homens de Gibeão e de Mispá que estavam sob a autoridade*1 do governador da região a oeste do rio Eufrates,*2 fizeram consertos no trecho seguinte.

  1. Lit.: “que pertenciam ao trono”.

  2. Ou: “região Além do Rio; região do Transeufrates”.

8 Uziel, um dos ourives, filho de Haraías, fez consertos no trecho seguinte; Hananias, um dos fabricantes de óleos perfumados,*1 fez consertos no trecho seguinte; e eles pavimentaram*2 Jerusalém até à Muralha Larga.

  1. Ou: “misturadores de perfumes”.

  2. Ou: “calçaram com pedras”.

9 Refaías, filho de Hur, príncipe de metade do distrito de Jerusalém, fez consertos no trecho seguinte.

10 Jedaías, filho de Harumafe, fez consertos no trecho seguinte, em frente à sua própria casa; e Hatus, filho de Hasabneias, fez consertos no trecho seguinte.

11 Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, consertaram outro trecho,*1 e também a Torre dos Fornos.

  1. Ou: “trecho medido”.

12 E Salum, filho de Haloés e príncipe de metade do distrito de Jerusalém, fez consertos no trecho seguinte, com as suas filhas.

13 Hanum e os habitantes de Zanoa consertaram o Portão do Vale; reconstruíram-no e colocaram-lhe as portas, os ferrolhos e as trancas. Também consertaram 1000 côvados*1 da muralha, até ao Portão dos Montes de Cinzas.

  1. Cerca de 445 m. Veja o Ap. B14.

14 Malquias, filho de Recabe e príncipe do distrito de Bete-Haquerém, consertou o Portão dos Montes de Cinzas; reconstruiu-o e colocou-lhe as portas, os ferrolhos e as trancas.

15 Salum, filho de Col-Hozé e príncipe do distrito de Mispá, consertou o Portão da Fonte; reconstruiu o portão e o telhado, e colocou-lhe as portas, os ferrolhos e as trancas. Ele também consertou a muralha do Reservatório do Canal, perto do Jardim do Rei, até à Escadaria que desce da Cidade de David.

16 Neemias, filho de Azbuque e príncipe de metade do distrito de Bete-Zur, fez consertos no trecho seguinte, começando em frente ao Cemitério Real de David e indo até ao reservatório artificial e até à Casa dos Poderosos.

17 Os levitas fizeram consertos no trecho seguinte sob a supervisão de Reum, filho de Bani; Hasabias, príncipe de metade do distrito de Queila, fez consertos no trecho seguinte, representando o seu distrito.

18 E os seus irmãos fizeram consertos no trecho seguinte sob a supervisão de Bavai, filho de Henadade e príncipe de metade do distrito de Queila.

19 Ezer, filho de Jesua e príncipe de Mispá, consertou o trecho seguinte, em frente à subida para a Casa das Armas, junto ao Contraforte.

20 Baruque, filho de Zabai, trabalhou com zelo e consertou o trecho seguinte, desde o Contraforte até à entrada da casa de Eliasibe, o sumo sacerdote.

21 Meremote, filho de Urias, filho de Hacoz, consertou o trecho seguinte, desde a entrada da casa de Eliasibe até à extremidade da casa de Eliasibe.

22 Os sacerdotes, homens do distrito do Jordão,*1 fizeram consertos no trecho seguinte.

  1. Ou, possivelmente: “distrito próximo”.

23 Benjamim e Hassube fizeram consertos no trecho seguinte, em frente à sua própria casa. Azarias, filho de Maaseias, filho de Ananias, fez consertos no trecho seguinte, perto da sua própria casa.

24 Binui, filho de Henadade, consertou o trecho seguinte, desde a casa de Azarias até ao Contraforte e até à esquina da muralha.

25 Palal, filho de Uzai, fez consertos no trecho seguinte, perto do Contraforte, em frente à torre que se projeta da Casa*1 do Rei, a de cima, que fica no Pátio da Guarda. Pedaías, filho de Parós, fez consertos no trecho seguinte.

  1. Ou: “do Palácio”.

26 Os servos do templo*1 que moravam em Ofel fizeram consertos até perto do Portão das Águas, no lado leste, e da torre saliente.

  1. Ou: “Os netineus”. Lit.: “Os que foram dados”.

27 Os tecoítas consertaram o trecho seguinte, desde perto da grande torre saliente até à muralha de Ofel.

28 Os sacerdotes fizeram consertos no trecho acima do Portão dos Cavalos, cada um em frente à sua própria casa.

29 Zadoque, filho de Imer, fez consertos no trecho seguinte, em frente à sua própria casa. Semaías, filho de Secanias e guarda do Portão do Leste, fez consertos no trecho seguinte.

30 Hananias, filho de Selemias, e Hanum, sexto filho de Zalafe, consertaram o trecho seguinte. Mesulão, filho de Berequias, fez consertos no trecho seguinte, em frente à sua própria casa.*1

  1. Ou: “sala”.

31 Malquias, membro da associação dos ourives, fez consertos no trecho seguinte, até à casa dos servos do templo*1 e dos comerciantes, que fica perto do Portão de Inspeção, e até à sala que fica no alto da esquina da muralha.

  1. Ou: “dos netineus”. Lit.: “dos que foram dados”.

32 E os ourives e os comerciantes fizeram consertos entre a sala que fica no alto da esquina da muralha e o Portão das Ovelhas.