Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Amós

1

2

3

4

5

6

7

8

9

Amós, 7

1 Isto foi o que o Soberano Senhor Jeová me mostrou: ele formou uma nuvem de gafanhotos quando a safra tardia*1 começava a crescer. Era a safra tardia depois de se ter cortado o feno que pertence ao rei.

  1. Isto é, durante janeiro e fevereiro.

2 Quando os gafanhotos acabaram de devorar a vegetação da terra, eu disse: “Ó Soberano Senhor Jeová, por favor, perdoa! Como é que Jacó poderá sobreviver?*1 Ele é tão fraco!”

  1. Lit.: “levantar-se”.

3 Então, Jeová reconsiderou a questão.*1 “Isso não acontecerá”, disse Jeová.

  1. Ou: “lamentou-o”.

4 Isto foi o que o Soberano Senhor Jeová me mostrou: o Soberano Senhor Jeová ordenou uma punição por fogo. O fogo consumiu as vastas águas profundas e consumiu uma parte da terra.

5 De seguida, eu disse: “Ó Soberano Senhor Jeová, por favor, não faças isso! Como é que Jacó poderá sobreviver?*1 Ele é tão fraco!”

  1. Lit.: “levantar-se”.

6 Então, Jeová reconsiderou a questão.*1 “Isso também não acontecerá”, disse o Soberano Senhor Jeová.

  1. Ou: “lamentou-o”.

7 Isto foi o que ele me mostrou: eu vi Jeová de pé sobre uma muralha feita a prumo, e ele tinha um fio de prumo na mão.

8 Depois, Jeová perguntou-me: “O que vês, Amós?” Eu respondi: “Um fio de prumo.” Então, Jeová disse: “Vou colocar um fio de prumo no meio do meu povo Israel. Nunca mais lhes perdoarei.

9 Os altos sagrados de Isaque serão desolados, e os santuários de Israel serão devastados; e eu virei com uma espada contra a casa de Jeroboão.”

10 Amazias, o sacerdote de Betel, enviou esta mensagem a Jeroboão, rei de Israel: “Amós conspira contra si no meio da casa de Israel. Esta terra não pode suportar todas as palavras dele.

11 Pois assim diz Amós: ‘Jeroboão morrerá pela espada, e Israel certamente será exilado da sua terra.’”

12 Amazias disse então a Amós: “Ó visionário, vai-te embora! Vai para a terra de Judá; ganha por lá o teu pão*1 e, por lá, podes profetizar.

  1. Lit.: “come por lá o pão”.

13 Mas não voltes a profetizar em Betel, pois é o santuário de um rei e o templo*1 de um reino.”

  1. Lit.: “a casa”.

14 Seguidamente, Amós respondeu a Amazias: “Eu não era profeta nem filho de um profeta; eu era pastor e cuidava de sicómoros.*1

  1. Ou: “e era riscador de figos de sicómoros”.

15 Porém, Jeová tirou-me do trabalho de seguir o rebanho, e Jeová disse-me: ‘Vai, profetiza ao meu povo Israel.’

16 Agora, ouve a palavra de Jeová: ‘Tu dizes: “Não profetizes contra Israel e não pregues contra a casa de Isaque.”

17 Portanto, assim diz Jeová: “A tua esposa vai tornar-se prostituta na cidade, e os teus filhos e as tuas filhas cairão pela espada. Com a corda de medir, as tuas terras serão repartidas, e tu próprio vais morrer numa terra impura; e, certamente, Israel será exilado da sua terra.”’”