Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)
Oseias
Oseias, 10
1 “Israel é uma videira degenerada,*1 que produz os seus frutos. Quanto mais frutos dá, mais multiplica os seus altares. Quanto melhores são as colheitas da sua terra, mais esplêndidas são as suas colunas sagradas.
|
2 O seu coração é hipócrita;*1 Agora, serão condenados. Alguém despedaçará os seus altares e destruirá as suas colunas sagradas.
|
3 Agora, vão dizer: ‘Não temos rei, pois não tememos a Jeová. E o que poderia um rei fazer por nós?’
4 Eles dizem palavras vazias, juram falsamente e fazem pactos; Por isso, o julgamento é como ervas venenosas que crescem nos campos lavrados.
5 Os residentes de Samaria temerão pelo deus-bezerro de Bete-Áven. O povo chorará por ele, Bem como os sacerdotes de deuses estrangeiros, que se alegravam por causa dele e da sua glória, Pois ele irá para o exílio, para longe deles.
6 Ele será levado para a Assíria como presente para um grande rei. Efraim será envergonhado, E Israel irá envergonhar-se do conselho que seguiu.
7 Certamente, Samaria e o seu rei serão eliminados,*1 Como um raminho partido na superfície das águas.
|
8 Os altos sagrados de Bete-Áven, que são o pecado de Israel, serão aniquilados. Espinhos e abrolhos crescerão nos seus altares. As pessoas dirão às montanhas: ‘Cubram-nos!’ E às colinas: ‘Caiam sobre nós!’
9 Pecas desde os dias de Gibeá, ó Israel. Nisso,*1 eles têm persistido. A guerra não alcançou*2 os filhos da injustiça em Gibeá.
|
10 Quando for da minha vontade, irei discipliná-los. E os povos irão ajuntar-se contra eles, Quando tiverem de puxar a carga dos seus dois erros.*1
|
11 Efraim era uma novilha ensinada que gostava de trilhar grãos, Por isso, eu poupava o seu belo pescoço. Agora, porei arreios*1 em Efraim. Judá vai lavrar; Jacó vai aplanar para outro.
|
12 Semeiem segundo a justiça e colham amor leal. Passem o arado nas terras que não foram cultivadas, Enquanto há tempo para procurar a Jeová, Até que ele venha e vos ensine segundo a justiça.
13 Contudo, vocês cultivaram maldade, Colheram injustiça, E comeram o fruto da mentira; Pois confiaste no teu próprio caminho, No grande número dos teus guerreiros.
14 Irromperá um tumulto contra o teu povo, E as tuas cidades fortificadas serão todas devastadas, Assim como Salmã devastou a casa de Arbel No dia da batalha, quando as mães foram despedaçadas com os seus filhos.
15 É isso que será feito convosco, ó Betel, por causa da vossa enorme maldade. Ao raiar do dia, o rei de Israel certamente será eliminado.”*1
|