Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

1 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

1 Reis, 11

1 No entanto, o rei Salomão amava muitas mulheres estrangeiras, além da filha do Faraó: mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidónias e hititas.

2 Elas eram das nações sobre as quais Jeová tinha dito aos israelitas: “Não devem entrar no meio delas,*1 e elas não devem entrar no vosso meio, pois certamente inclinarão o vosso coração para seguir os seus deuses.” Salomão, porém, apegou-se a elas*2 e amou-as.

  1. Ou: “Não devem realizar casamentos mistos com elas”.

  2. Ou: “eles”, talvez se referindo aos ídolos.

3 E ele tinha 700 esposas que eram princesas e 300 concubinas, e aos poucos as suas esposas inclinaram-lhe o coração.*1

  1. Ou: “as suas esposas tiveram uma poderosa influência sobre ele”.

4 Na velhice de Salomão, as suas esposas inclinaram-lhe o coração para seguir outros deuses, e o seu coração não era pleno para com*1 Jeová, seu Deus, assim como era o coração de David, seu pai.

  1. Ou: “plenamente devotado a”.

5 Salomão seguia Astorete, a deusa dos sidónios, e Milcom, o repugnante deus dos amonitas.

6 E Salomão fez o que era mau aos olhos de Jeová e não seguiu plenamente a Jeová assim como David, seu pai.

7 Foi então que Salomão construiu um alto sagrado para Quemós, o repugnante deus de Moabe, e outro para Moloque, o repugnante deus dos amonitas, no monte em frente a Jerusalém.

8 Ele fez o mesmo por todas as suas esposas estrangeiras, que faziam fumo sacrificial e ofereciam sacrifícios aos seus deuses.

9 Jeová ficou furioso com Salomão, porque o seu coração se tinha desviado de Jeová, o Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes

10 e que o tinha alertado exatamente sobre isso, que ele não devia seguir outros deuses. Porém, Salomão não obedeceu à ordem de Jeová.

11 Então, Jeová disse a Salomão: “Visto que fizeste isso e não guardaste o meu pacto e os decretos que ordenei que cumprisses, certamente arrancarei de ti o reino e vou dá-lo a um dos teus servos.

12 No entanto, não o farei durante a tua vida, por causa de David, teu pai. Eu irei arrancá-lo das mãos do teu filho,

13 mas não arrancarei todo o reino. Darei uma tribo ao teu filho, por causa de David, meu servo, e por causa de Jerusalém, que eu escolhi.”

14 Então, Jeová fez surgir um opositor contra Salomão, Hadade, o edomita, da família real de Edom.

15 Quando David derrotou Edom, Joabe, o chefe do exército, foi enterrar os mortos, e tentou exterminar todos os homens em Edom.

16 (Joabe e todo o Israel ficaram ali durante seis meses, até terem eliminado*1 todos os homens em Edom.)

  1. Lit.: “decepado”.

17 Hadade, porém, fugiu com alguns servos do seu pai, que eram edomitas. Eles foram para o Egito. Naquele tempo, Hadade ainda era um menino.

18 Assim, saíram de Midiã e foram para Parã. Eles seguiram para o Egito levando consigo alguns homens de Parã, e apresentaram-se ao Faraó, rei do Egito, que deu a Hadade uma casa, alimentos e terras.

19 Hadade achou favor aos olhos do Faraó, tanto que este lhe deu em casamento a irmã da sua própria esposa, a rainha Tafnes.*1

  1. Uma rainha que não governava.

20 Com o tempo, a irmã de Tafnes deu a Hadade um filho, Genubate, e Tafnes criou-o*1 na casa do Faraó. E Genubate permaneceu na casa do Faraó, entre os filhos do Faraó.

  1. Ou, possivelmente: “desmamou-o”.

21 No Egito, Hadade soube que David tinha descansado com os seus antepassados e que Joabe, chefe do exército, tinha morrido. Por isso, Hadade disse ao Faraó: “Manda-me embora, para eu voltar para a minha terra.”

22 Contudo, o Faraó perguntou-lhe: “O que é que te falta aqui para agora quereres voltar para a tua terra?” E ele respondeu: “Não me falta nada, mas, por favor, deixa-me ir embora.”

23 Deus também fez surgir contra Salomão outro opositor, Rezom, filho de Eliada. Ele tinha fugido do seu senhor, Hadadezer, rei de Zobá.

24 Quando David derrotou os homens de Zobá,*1 Rezom reuniu alguns homens e tornou-se chefe de um bando de saqueadores. Depois, eles foram para Damasco, estabeleceram-se ali e começaram a reinar em Damasco.

  1. Lit.: “os matou”.

25 E ele opôs-se a Israel todos os dias de Salomão, aumentando os problemas já causados por Hadade. Rezom odiou Israel enquanto reinou sobre a Síria.

26 E Jeroboão, filho de Nebate, também começou a rebelar-se*1 contra o rei. Ele era efraimita de Zereda e servo de Salomão; a sua mãe era uma viúva chamada Zerua.

  1. Lit.: “levantar a sua mão”.

27 Ele rebelou-se contra o rei pelo seguinte: Salomão tinha construído o Aterro*1 e consertado*2 a muralha da Cidade de David, seu pai.

  1. Ou: “Milo”. Termo hebraico que significa “encher”.

  2. Ou, possivelmente: “construído; terminado”.

28 Jeroboão era um homem capaz. Quando Salomão viu que o jovem era um trabalhador árduo, encarregou-o de todo o serviço obrigatório da casa de José.

29 Naquela altura, Jeroboão saiu de Jerusalém, e o profeta Aías, o silonita, encontrou-o na estrada. Aías estava a usar um manto novo, e os dois estavam sozinhos no campo.

30 Aías pegou no manto novo que vestia e rasgou-o em 12 pedaços.

31 Então ele disse a Jeroboão: “Fica com dez pedaços para ti, pois assim diz Jeová, o Deus de Israel: ‘Vou arrancar o reino das mãos de Salomão, e vou dar-te dez tribos.

32 Porém, uma tribo continuará a ser dele, por causa do meu servo David e por causa de Jerusalém, a cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel.

33 Vou fazê-lo porque eles me abandonaram e se curvam diante de Astorete, a deusa dos sidónios, de Quemós, o deus de Moabe, e de Milcom, o deus dos amonitas. Eles não andaram nos meus caminhos, não fizeram o que é certo aos meus olhos, nem obedeceram aos meus decretos e às minhas decisões judiciais, assim como fez David, pai de Salomão.

34 Todavia, não tirarei todo o reino das mãos dele; vou mantê-lo como maioral todos os dias da sua vida, por causa de David, meu servo, a quem escolhi, pois ele obedeceu aos meus mandamentos e aos meus decretos.

35 No entanto, tirarei o reinado das mãos do filho de Salomão e vou dar-te dez tribos.

36 Ao filho dele darei uma tribo, para que David, meu servo, tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para mim, como o lugar para pôr o meu nome.

37 Vou designar-te; e tu reinarás sobre tudo o que desejares*1 e vais tornar-te rei sobre Israel.

  1. Ou: “o que a tua alma desejar”.

38 Se obedeceres a tudo o que eu te mandar, se andares nos meus caminhos e fizeres o que é certo aos meus olhos, obedecendo aos meus decretos e aos meus mandamentos, assim como fez David, meu servo, então eu também estarei contigo. Estabelecerei para ti uma casa permanente, assim como estabeleci para David, e vou dar-te Israel.

39 E assim, humilharei os descendentes de David, mas não para sempre.’”

40 Por isso, Salomão tentou matar Jeroboão, mas Jeroboão fugiu para o Egito e foi ter com Sisaque, rei do Egito. Ele ficou no Egito até à morte de Salomão.

41 Quanto aos outros acontecimentos da história de Salomão, tudo o que ele fez e a sua sabedoria, não estão escritos no livro da história de Salomão?

42 A duração*1 do reinado de Salomão em Jerusalém, sobre todo o Israel, foi de 40 anos.

  1. Lit.: “Os dias”.

43 Por fim, Salomão descansou com os seus antepassados e foi enterrado na Cidade de David, seu pai; e Roboão, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.