Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

1 Reis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

1 Reis, 16

1 Então, Jeú, filho de Hanani, recebeu a seguinte palavra de Jeová contra Baasa:

2 “Eu levantei-te do pó e fiz de ti líder do meu povo Israel, mas tu continuaste a andar no caminho de Jeroboão e fizeste o meu povo Israel pecar, de modo que eles me ofenderam com os seus pecados.

3 Por isso, vou exterminar*1 Baasa e a sua casa, e farei com a casa dele o mesmo que fiz com a de Jeroboão, filho de Nebate.

  1. Ou: “varrer”.

4 Os da casa de Baasa que morrerem na cidade serão devorados pelos cães; e os que morrerem no campo serão comidos pelas aves dos céus.”

5 Quanto aos outros acontecimentos da história de Baasa, o que ele fez e os seus atos poderosos, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel?

6 Por fim, Baasa descansou com os seus antepassados e foi enterrado em Tirza; e Elá, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.

7 Além disso, a palavra de Jeová veio contra Baasa e a sua casa, por meio do profeta Jeú, filho de Hanani, por causa de toda a maldade que Baasa tinha praticado aos olhos de Jeová, ofendendo-o com o trabalho das suas mãos e tornando-se como a casa de Jeroboão, e também porque Baasa o tinha matado.*1

  1. Isto é, tinha matado Nadabe, o filho de Jeroboão.

8 No vigésimo sexto ano de Asa, rei de Judá, Elá, filho de Baasa, tornou-se rei sobre Israel em Tirza, e reinou durante dois anos.

9 Zinri, o servo do rei que comandava metade dos carros de guerra, conspirou contra o rei enquanto este estava em Tirza a embriagar-se na casa de Arza, o encarregado da casa do rei*1 em Tirza.

  1. Lit.: “aquele que estava sobre a casa”.

10 Zinri entrou, atacou o rei e matou-o no vigésimo sétimo ano de Asa, rei de Judá, e tornou-se rei no seu lugar.

11 Quando Zinri se tornou rei e se sentou no trono, matou todos os da casa de Baasa. Não poupou ninguém do sexo masculino,*1 nem parentes*2 nem amigos.

  1. Lit.: “ninguém que urina contra o muro”. Expressão hebraica que indica desprezo e se refere a homens.

  2. Ou: “nem os seus vingadores de sangue”.

12 Assim, Zinri eliminou toda a casa de Baasa, segundo a palavra que Jeová tinha falado contra Baasa por meio de Jeú, o profeta.

13 Isto aconteceu por causa de todos os pecados que Baasa e Elá, seu filho, cometeram e levaram Israel a cometer, ofendendo a Jeová, o Deus de Israel, com os seus ídolos inúteis.

14 Quanto aos outros acontecimentos da história de Elá, tudo o que ele fez, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel?

15 No vigésimo sétimo ano de Asa, rei de Judá, Zinri tornou-se rei, e reinou durante sete dias em Tirza, enquanto os soldados estavam acampados para atacar Gibetom, que pertencia aos filisteus.

16 Então, os soldados que estavam acampados ouviram dizer: “Zinri conspirou contra o rei e matou-o.” Portanto, naquele dia, no acampamento, todo o Israel fez Onri, o chefe do exército, rei sobre Israel.

17 Onri e todo o Israel partiram de Gibetom e cercaram Tirza.

18 Quando Zinri viu que a cidade tinha sido tomada, entrou na torre fortificada da casa*1 do rei e incendiou-a, e morreu.

  1. Ou: “do palácio”.

19 Isto aconteceu por causa dos pecados que ele tinha cometido ao fazer o que era mau aos olhos de Jeová, por andar no caminho de Jeroboão, e por causa do pecado que ele tinha levado Israel a cometer.

20 Quanto aos outros acontecimentos da história de Zinri e a sua conspiração, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel?

21 Foi então que o povo de Israel se dividiu em duas fações. Uma parte do povo apoiava Tibni, filho de Ginate, e queria fazê-lo rei; e a outra parte apoiava Onri.

22 Contudo, o povo que apoiava Onri venceu o povo que apoiava Tibni, filho de Ginate. Assim, Tibni morreu, e Onri tornou-se rei.

23 No trigésimo primeiro ano de Asa, rei de Judá, Onri tornou-se rei sobre Israel, e reinou durante 12 anos. Em Tirza, ele reinou durante seis anos.

24 Ele comprou a Semer o monte de Samaria por dois talentos*1 de prata e construiu uma cidade no monte. Deu à cidade o nome de Samaria,*2 por causa de Semer, o dono*3 do monte.

  1. Um talento equivalia a 34,2 kg. Veja o Ap. B14.

  2. Que significa “pertencente ao clã de Semer”.

  3. Lit.: “senhor”.

25 Onri fazia o que era mau aos olhos de Jeová e era pior do que todos os que reinaram antes dele.

26 Ele andou em todos os caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, e no pecado que ele tinha levado Israel a cometer, por ofender a Jeová, o Deus de Israel, com os seus ídolos inúteis.

27 Quanto aos outros acontecimentos da história de Onri, o que ele fez e as suas grandes realizações, não estão escritos no livro da história da época dos reis de Israel?

28 Por fim, Onri descansou com os seus antepassados e foi enterrado em Samaria; e Acabe, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.

29 Acabe, filho de Onri, tornou-se rei sobre Israel no trigésimo oitavo ano de Asa, rei de Judá. E Acabe, filho de Onri, reinou sobre Israel, em Samaria, durante 22 anos.

30 Acabe, filho de Onri, foi pior aos olhos de Jeová do que todos os que reinaram antes dele.

31 Como se não bastasse cometer os mesmos pecados que Jeroboão, filho de Nebate, cometeu, ele também tomou como esposa Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidónios, e começou a servir Baal e a curvar-se diante dele.

32 Além disso, fez para Baal um altar na casa*1 de Baal, que ele tinha construído em Samaria.

  1. Ou: “no templo”.

33 Acabe também fez o poste sagrado.*1 Acabe fez mais para ofender a Jeová, o Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que reinaram antes dele.

  1. Veja o Glossário.

34 Foi nos dias dele que Hiel, o betelita, reconstruiu Jericó. Ele lançou os alicerces dela, pagando com a perda de Abirão, o seu primogénito, e colocou as suas portas, pagando com a perda de Segube, o seu filho mais novo, segundo a palavra que Jeová tinha falado por meio de Josué, filho de Num.