Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

2 Crónicas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

2 Crónicas, 33

1 Manassés tinha 12 anos de idade quando se tornou rei, e reinou durante 55 anos em Jerusalém.

2 Ele fez o que era mau aos olhos de Jeová, imitando as práticas detestáveis das nações que Jeová tinha expulsado de diante do povo de Israel.

3 Ele reconstruiu os altos sagrados que Ezequias, seu pai, tinha demolido, construiu altares aos baalins e fez postes sagrados.*1 Curvou-se diante de todo o exército dos céus e serviu-os.

  1. Veja o Glossário.

4 Também construiu altares na casa de Jeová, a respeito da qual Jeová tinha dito: “O meu nome estará em Jerusalém para sempre.”

5 Além disso, construiu altares a todo o exército dos céus nos dois pátios da casa de Jeová.

6 Ele queimou os seus próprios filhos no fogo,*1 no vale do Filho de Hinom, praticou magia, adivinhação e feitiçaria, e designou adivinhos e pessoas que invocavam espíritos. Fez em grande escala o que era mau aos olhos de Jeová, para o ofender.

  1. Lit.: “fez os seus filhos passarem pelo fogo”.

7 Ele fez uma imagem esculpida e colocou-a na casa do verdadeiro Deus, sobre a qual Deus tinha dito a David e a Salomão, seu filho: “Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi dentre todas as tribos de Israel, porei permanentemente o meu nome.

8 E nunca mais removerei os pés de Israel da terra que prometi aos seus antepassados, desde que obedeçam cuidadosamente a tudo o que lhes ordenei — toda a Lei, os decretos e as decisões judiciais dados por meio de Moisés.”

9 Manassés continuou a desencaminhar Judá e os habitantes de Jerusalém, levando-os a agir pior do que as nações que Jeová tinha eliminado de diante dos israelitas.

10 Jeová falava a Manassés e ao seu povo, mas eles não prestavam atenção.

11 Assim, Jeová trouxe contra eles os chefes do exército do rei da Assíria. Capturaram Manassés com ganchos,*1 prenderam-no com duas correntes de cobre e levaram-no para Babilónia.

  1. Ou, possivelmente: “nas fendas”.

12 Na sua aflição, ele implorou o favor*1 de Jeová, seu Deus, e humilhou-se profundamente diante do Deus dos seus antepassados.

  1. Ou: “abrandou a face”.

13 Manassés orava a Ele, e Ele comoveu-se com as suas súplicas e o seu pedido de favor, e trouxe-o de volta para Jerusalém, para o seu reinado. Então, Manassés reconheceu que Jeová é o verdadeiro Deus.

14 Depois, construiu uma muralha externa para a Cidade de David, a oeste de Giom, que fica no vale.*1 Construiu-a até ao Portão do Peixe. De lá continuou a construir a muralha, contornando a cidade até Ofel; a muralha era muito alta. Além disso, designou chefes do exército em todas as cidades fortificadas de Judá.

  1. Ou: “uádi”.

15 Em seguida, removeu da casa de Jeová os deuses estrangeiros e o ídolo, assim como todos os altares que tinha construído no monte da casa de Jeová e em Jerusalém, e mandou deitá-los fora da cidade.

16 Também restaurou o altar de Jeová e começou a oferecer nele sacrifícios de participação em comum e sacrifícios de agradecimento, e disse a Judá que servisse a Jeová, o Deus de Israel.

17 No entanto, o povo ainda oferecia sacrifícios nos altos sagrados, embora fizessem isso apenas a Jeová, seu Deus.

18 Os outros acontecimentos da história de Manassés, a sua oração ao seu Deus e as palavras dos videntes*1 que lhe falaram em nome de Jeová, o Deus de Israel, estão registados na história dos reis de Israel.

  1. Veja o Glossário.

19 A sua oração e o modo como a sua súplica foi respondida, todos os seus pecados, a sua infidelidade, os locais onde construiu os altos sagrados e pôs os postes sagrados*1 e as imagens esculpidas antes de se humilhar, está tudo registado nos escritos dos seus videntes.*2

  1. Veja o Glossário.

  2. Veja o Glossário.

20 Por fim, Manassés descansou com os seus antepassados, e enterraram-no na sua casa; e Amom, seu filho, tornou-se rei no seu lugar.

21 Amom tinha 22 anos de idade quando se tornou rei, e reinou durante dois anos em Jerusalém.

22 Ele fazia o que era mau aos olhos de Jeová, assim como Manassés, seu pai, tinha feito; Amom oferecia sacrifícios a todas as imagens esculpidas que Manassés, seu pai, tinha feito, e servia-as.

23 Todavia, ele não se humilhou diante de Jeová assim como Manassés, seu pai, se tinha humilhado; pelo contrário, Amom aumentou ainda mais a sua culpa.

24 Por fim, os seus servos conspiraram contra ele e mataram-no na sua própria casa.

25 No entanto, o povo da terra matou todos os que tinham conspirado contra o rei Amom e fizeram de Josias, seu filho, rei no seu lugar.