Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

1 Samuel

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

1 Samuel, 3

1 Entretanto, o menino Samuel servia a Jeová perante Eli. Contudo, a palavra de Jeová tinha-se tornado rara naqueles dias; as visões não eram frequentes.

2 Certo dia, Eli estava deitado no lugar do costume, e a sua vista já estava fraca; ele não conseguia ver.

3 A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado, e Samuel estava deitado no templo*1 de Jeová, onde se encontrava a Arca de Deus.

  1. Isto é, no tabernáculo.

4 Então, Jeová chamou Samuel. Ele respondeu: “Estou aqui.”

5 Ele correu até Eli e disse-lhe: “Estou aqui. Chamou-me?” Ele disse: “Não te chamei. Volta a deitar-te.” Portanto, ele foi e deitou-se.

6 Jeová chamou-o novamente: “Samuel!” Por conseguinte, Samuel levantou-se e foi até Eli, e disse-lhe: “Estou aqui, porque me chamou.” Porém, ele disse: “Não te chamei, meu filho. Volta a deitar-te.”

7 (Samuel ainda não conhecia a Jeová, e a palavra de Jeová ainda não lhe tinha sido revelada.)

8 E, pela terceira vez, Jeová chamou novamente: “Samuel!” Assim, ele levantou-se, foi até Eli e disse-lhe: “Estou aqui, uma vez que me chamou.” Então, Eli deu-se conta de que era Jeová que estava a chamar o menino.

9 Por isso, Eli disse a Samuel: “Vai-te deitar. Se ele te chamar outra vez, diz: ‘Fala, Jeová, pois o teu servo está a ouvir.’” E Samuel foi deitar-se no seu lugar.

10 Jeová veio, colocou-se ali e chamou-o como das outras vezes: “Samuel, Samuel!” E Samuel disse: “Podes falar, pois o teu servo está a ouvir.”

11 Jeová disse a Samuel: “Vou fazer uma coisa em Israel que fará tinir os ouvidos de*1 quem ouvir algo a esse respeito.

  1. Ou: “que deixará horrorizado”.

12 Nesse dia, trarei contra Eli tudo o que disse a respeito da sua casa, do princípio ao fim.

13 Diz-lhe que vou executar um julgamento definitivo contra a sua casa, pelo erro que ele bem sabe qual é, pois os seus filhos estão a amaldiçoar a Deus e ele não os repreende.

14 Foi por isso que jurei à casa de Eli que o erro da casa de Eli nunca será expiado com sacrifícios ou com ofertas.”

15 Samuel ficou deitado até de manhã. Abriu, então, as portas da casa de Jeová. Samuel estava com medo de contar a Eli a visão que tinha tido.

16 Contudo, Eli chamou Samuel: “Samuel, meu filho!” Ele respondeu: “Estou aqui.”

17 Eli perguntou: “O que é que ele te disse? Por favor, não me escondas nada. Que Deus te castigue, e que o faça severamente, se me esconderes uma só palavra de tudo o que ele te disse.”

18 Portanto, Samuel contou-lhe tudo e não lhe escondeu nada. Eli disse: “É Jeová. Que ele faça o que for bom aos seus olhos.”

19 Samuel continuou a crescer, e o próprio Jeová estava com ele e não permitiu que nenhuma de todas as suas palavras se deixasse de cumprir.*1

  1. Lit.: “caísse por terra”.

20 Todo o Israel, desde Dã até Berseba, percebeu que Samuel tinha sido escolhido como profeta de Jeová.

21 E Jeová continuou a aparecer em Silo, pois foi em Silo que Jeová se revelou a Samuel, por meio da palavra de Jeová.