Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Deuteronómio

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

Deuteronómio, 12

1 “Estes são os decretos e as decisões judiciais que devem ter o cuidado de cumprir todos os dias em que viverem na terra que Jeová, o Deus dos vossos antepassados, vos dará como propriedade.

2 Devem destruir completamente todos os locais onde as nações que vocês expulsarão serviram os seus deuses, seja nos montes altos, seja nas colinas, seja debaixo de qualquer árvore frondosa.

3 Devem demolir os seus altares, despedaçar as suas colunas sagradas, queimar com fogo os seus postes sagrados*1 e derrubar as imagens esculpidas dos seus deuses, apagando o nome deles daquele lugar.

  1. Veja o Glossário.

4 “Não adorem a Jeová, vosso Deus, da maneira como eles adoram os deuses deles.

5 Em vez disso, busquem a Jeová, vosso Deus, no lugar que ele escolher para ali colocar o seu nome e a sua morada entre todas as vossas tribos; devem ir para lá.

6 É para lá que devem levar as vossas ofertas queimadas, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos,*1 a contribuição da vossa mão, as vossas ofertas para cumprir um voto, as vossas ofertas voluntárias e os primogénitos dos vossos bois e ovelhas.

  1. Ou: “as vossas décimas partes”.

7 Vocês e os da vossa casa devem comer ali perante Jeová, vosso Deus, e alegrar-se com tudo o que tiverem realizado, porque Jeová, teu Deus, ter-te-á abençoado.

8 “Não façam como estamos a fazer aqui hoje. Cada um está a fazer o que é certo aos seus próprios olhos,*1

  1. Ou: “o que acha ser certo”.

9 porque vocês ainda não entraram no lugar de descanso e na herança que Jeová, teu Deus, te dá.

10 Quando atravessarem o Jordão e morarem na terra que Jeová, vosso Deus, vos dá como propriedade, ele certamente vos dará descanso de todos os inimigos ao vosso redor, e vocês morarão em segurança.

11 Levarão tudo o que vos ordeno ao lugar que Jeová, vosso Deus, escolher para ali fazer residir o seu nome: as vossas ofertas queimadas, os vossos sacrifícios, os vossos dízimos, a contribuição da vossa mão e todas as ofertas para cumprir um voto que façam a Jeová.

12 Vocês irão alegrar-se perante Jeová, vosso Deus — vocês e os vossos filhos, as vossas filhas, os vossos escravos e as vossas escravas, e os levitas que estão dentro das vossas cidades,*1 pois estes não receberam uma porção ou uma herança no vosso meio.

  1. Ou: “dos vossos portões”.

13 Tem cuidado para não fazeres as tuas ofertas queimadas em qualquer outro lugar que encontrares.

14 Deves fazer a tua oferta queimada apenas no lugar que Jeová escolher no território de uma das tuas tribos, e ali deves fazer tudo o que te ordeno.

15 “Mas, sempre que quiseres,*1 podes abater animais e comer carne nas tuas cidades,*2 segundo a bênção que Jeová, teu Deus, te der. Tanto a pessoa impura como a pura podem comer, assim como comerias uma gazela ou um veado.

  1. Ou: “conforme todo o desejo da tua alma”.

  2. Lit.: “dentro de todos os teus portões”.

16 Mas não comam o sangue. Deves derramá-lo na terra como se fosse água.

17 Não te será permitido comer dentro das tuas cidades*1 a décima parte dos teus cereais, do teu vinho novo e do teu azeite, nem os primogénitos da tua manada e do teu rebanho, nem as ofertas para cumprir um voto que faças, nem as tuas ofertas voluntárias, nem a contribuição da tua mão.

  1. Ou: “dos teus portões”.

18 Irás comê-las perante Jeová, teu Deus, no lugar que Jeová, teu Deus, escolher — tu e o teu filho, a tua filha, o teu servo e a tua serva, e os levitas que estão dentro das tuas cidades.*1 E irás alegrar-te perante Jeová, teu Deus, com tudo o que tiveres realizado.

  1. Ou: “dos teus portões”.

19 Enquanto viveres na tua terra, tem cuidado para nunca negligenciares o levita.

20 “Quando Jeová, teu Deus, aumentar o teu território, assim como te prometeu, e tu desejares*1 comer carne e disseres: ‘Quero comer carne’, poderás comer carne sempre que quiseres.*2

  1. Ou: “a tua alma desejar”.

  2. Ou: “conforme todo o desejo da tua alma”.

21 Se o lugar que Jeová, teu Deus, escolher para ali pôr o seu nome for longe, então, assim como te ordenei, deverás abater alguns dos bois ou das ovelhas que Jeová te tiver dado e deverás comê-los dentro das tuas cidades,*1 sempre que quiseres.*2

  1. Ou: “dos teus portões”.

  2. Ou: “conforme todo o desejo da tua alma”.

22 Podes comê-los assim como comerias a gazela e o veado; tanto a pessoa impura como a pura podem comê-los.

23 Apenas fica firmemente decidido a não comer o sangue, porque o sangue é a vida;*1 não comas a vida*2 com a carne.

  1. Ou: “alma”.

  2. Ou: “alma”.

24 Não o comas. Deves derramá-lo na terra como se fosse água.

25 Não o comas, para que tudo te corra bem a ti e aos teus filhos, por estarem a fazer o que é certo aos olhos de Jeová.

26 Quando fores ao lugar que Jeová escolher, deves levar apenas as tuas coisas sagradas e as tuas ofertas para cumprir um voto.

27 Lá, oferecerás as tuas ofertas queimadas, a carne e o sangue, no altar de Jeová, teu Deus; e o sangue dos teus sacrifícios deverá ser derramado junto ao altar de Jeová, teu Deus, mas a carne poderás comer.

28 “Tem o cuidado de obedecer a todas estas palavras que te ordeno, para que tudo te corra bem, a ti e aos teus filhos, para sempre, porque, assim, estarás a fazer o que é bom e certo aos olhos de Jeová, teu Deus.

29 “Quando Jeová, teu Deus, eliminar as nações que vais expulsar, e estiveres a morar na terra delas,

30 tem cuidado para não seres enlaçado depois de elas terem sido eliminadas de diante de ti. Não perguntes a respeito dos seus deuses: ‘Como é que estas nações serviam os seus deuses? Eu também farei o mesmo.’

31 Não faças estas coisas a Jeová, teu Deus, pois as nações fazem pelos seus deuses tudo o que é detestável para Jeová, tudo o que ele odeia; até mesmo queimam os filhos e as filhas no fogo para os seus deuses.

32 Devem ter o cuidado de cumprir cada palavra que vos ordeno. Não lhe acrescentem nem tirem nada.