Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Deuteronómio

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

Deuteronómio, 23

1 “Nenhum homem castrado, cujos testículos foram esmagados ou cujo órgão masculino foi decepado, pode entrar na congregação de Jeová.

2 “Nenhum filho ilegítimo pode entrar na congregação de Jeová. Nem mesmo na décima geração, nenhum dos seus descendentes poderá entrar na congregação de Jeová.

3 “Nenhum amonita ou moabita pode entrar na congregação de Jeová. Nem mesmo na décima geração, nenhum dos seus descendentes jamais poderá entrar na congregação de Jeová,

4 porque não vieram em vosso auxílio com comida e água quando vocês estavam a sair do Egito, e porque contrataram Balaão, filho de Beor, de Petor, da Mesopotâmia, para te amaldiçoar.*1

  1. Ou: “invocar o mal sobre ti”.

5 Mas Jeová, teu Deus, recusou-se a escutar Balaão. Em vez disso, Jeová, teu Deus, transformou a maldição em bênção para ti, porque Jeová, teu Deus, te amava.

6 Nunca deves buscar o bem-estar e a prosperidade deles, durante todos os teus dias.

7 “Não odeies o edomita, pois é teu irmão. “Não odeies o egípcio, pois tornaste-te residente estrangeiro no seu país.

8 Os seus filhos, a partir da terceira geração, podem entrar na congregação de Jeová.

9 “Quando estiveres acampado para atacar os teus inimigos, deves evitar qualquer impureza.*1

  1. Ou: “coisa má”.

10 Se um homem se tornar impuro por causa de uma ejaculação noturna, deve sair do acampamento e não poderá voltar ao acampamento.

11 Ao entardecer, deve lavar-se com água, e, ao pôr do sol, poderá voltar ao acampamento.

12 Deve-se reservar um lugar privado*1 fora do acampamento, e é para lá que deves ir.

  1. Isto é, uma latrina.

13 Entre os teus utensílios, deves ter um pequeno pau. Quando te abaixares lá fora, deves cavar um buraco com ele e cobrir o teu excremento.

14 Pois Jeová, teu Deus, está a andar pelo teu acampamento para te livrar e para te entregar os teus inimigos. Portanto, o teu acampamento deve ser santo, para que ele não veja nada indecente no teu meio e deixe de te acompanhar.

15 “Se um escravo fugir do seu senhor e vier ter contigo, não o deves entregar de volta ao seu senhor.

16 Ele poderá morar no teu meio, no lugar que escolher numa das tuas cidades, onde ele quiser. Não o maltrates.

17 “Nenhuma das filhas de Israel pode tornar-se prostituta de templo, e nenhum dos filhos de Israel pode tornar-se prostituto de templo.

18 Nem o dinheiro pago a uma prostituta nem o dinheiro pago a*1 um prostituto*2 devem ser levados à casa de Jeová, teu Deus, para pagar um voto, pois ambos são detestáveis para Jeová, teu Deus.

  1. Ou: “nem os rendimentos de”.

  2. Lit.: “cão”.

19 “Não deves fazer o teu irmão pagar juros sobre dinheiro, sobre alimentos ou sobre qualquer coisa pela qual se possa cobrar juros.

20 Podes fazer o estrangeiro pagar juros, mas não faças o teu irmão pagar juros, para que Jeová, teu Deus, te abençoe em tudo o que realizares na terra da qual tomarás posse.

21 “Se fizeres um voto a Jeová, teu Deus, não demores a cumpri-lo — pois Jeová, teu Deus, certamente o exigirá de ti —, senão, será um pecado da tua parte.

22 Mas, se não fizeres um voto, não serás culpado de pecado.

23 Deves fazer o que os teus lábios disserem e cumprir o que a tua boca votar como oferta voluntária a Jeová, teu Deus.

24 “Se entrares na vinha do teu próximo, podes comer uvas suficientes para ficares satisfeito,*1 mas não deves colocar nenhuma num recipiente.

  1. Ou: “para satisfazer a tua alma”.

25 “Se entrares na plantação de cereais do teu próximo, podes arrancar com a mão as espigas maduras, mas não deves meter a foice na seara do teu próximo.