Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)
Êxodo
Êxodo, 3
1 Moisés tornou-se pastor do rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã. Quando estava a conduzir o rebanho para o lado oeste do deserto, chegou a Horebe, o monte do verdadeiro Deus.
2 Então, o anjo de Jeová apareceu-lhe numa chama de fogo no meio de um espinheiro. Enquanto Moisés olhava para o espinheiro, viu que ele estava em chamas, mas não se consumia.
3 Por isso, Moisés disse: “Vou aproximar-me para examinar esta vista incomum e descobrir por que motivo o espinheiro não se queima.”
4 Quando Jeová viu que ele se aproximava para observar, chamou-o do meio do espinheiro e disse: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Aqui estou eu.”
5 Então, Deus disse: “Não te aproximes mais. Tira as sandálias dos pés, porque o lugar que estás a pisar é solo sagrado.”
6 Ele continuou: “Eu sou o Deus do teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” Então, Moisés escondeu o rosto, porque estava com medo de olhar para o verdadeiro Deus.
7 Jeová acrescentou: “Certamente vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa daqueles que os obrigam a trabalhar; e sei muito bem o quanto estão a sofrer.
8 Vou descer para libertá-los das mãos dos egípcios e levá-los para fora daquela terra, para uma terra boa e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, o território dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus.
9 Agora, o clamor do povo de Israel chegou até mim, e eu vi também que os egípcios os oprimem cruelmente.
10 Vem, vou enviar-te ao Faraó, e tirarás o meu povo, os israelitas, do Egito.”
11 No entanto, Moisés disse ao verdadeiro Deus: “Quem sou eu para ir até ao Faraó e tirar os israelitas do Egito?”
12 A isto, ele disse: “Estarei contigo e este é, para ti, o sinal de que fui eu quem te enviou: depois de teres tirado o povo do Egito, vocês servirão*1 o verdadeiro Deus neste monte.”
|
13 Moisés, porém, disse ao verdadeiro Deus: “Suponhamos que eu vá ter com os israelitas e lhes diga: ‘O Deus dos vossos antepassados enviou-me a vocês’, e eles me perguntem: ‘Qual é o nome dele?’ O que lhes devo dizer?”
14 Deus disse então a Moisés: “Eu Vou Tornar-Me O Que Eu Me Decidir*1 Tornar.”*2 E acrescentou: “Isto é o que deves dizer aos israelitas: ‘“Eu Vou Tornar-Me” enviou-me a vocês.’”
|
15 Então, Deus disse mais uma vez a Moisés: “Isto é o que deves dizer aos israelitas: ‘Jeová, o Deus dos vossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó enviou-me a vocês.’ Este é o meu nome para sempre, e é assim que serei lembrado de geração em geração.
16 Agora, vai, reúne os anciãos de Israel e diz-lhes: ‘Jeová, o Deus dos vossos antepassados, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me e disse: “Certamente, tenho-vos observado, bem como ao que estão a fazer convosco no Egito.
17 Por isso, digo: Vou tirar-vos da aflição que sofrem às mãos dos egípcios e levar-vos para a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos perizeus, dos heveus e dos jebuseus, para uma terra que mana leite e mel.”’
18 “Eles certamente escutarão a tua voz e irás ao rei do Egito com os anciãos de Israel. E vocês devem dizer-lhe: ‘Jeová, o Deus dos hebreus, falou connosco. Portanto, por favor, permita-nos fazer uma viagem de três dias pelo deserto para que possamos oferecer sacrifícios a Jeová, o nosso Deus.’
19 Mas sei muito bem que o rei do Egito não vos dará permissão para irem, a menos que uma mão poderosa o obrigue a isso.
20 Portanto, terei de estender a minha mão e golpear o Egito com todos os atos extraordinários que lá farei e, depois disso, ele irá mandar-vos partir.
21 Farei com que este povo seja visto com favor aos olhos dos egípcios e, quando partirem, de modo algum irão de mãos vazias.
22 Cada mulher deve pedir artigos de prata e de ouro, bem como roupas, à sua vizinha e à mulher que estiver hospedada em sua casa, e vocês irão colocá-los nos vossos filhos e nas vossas filhas, e despojarão os egípcios.”