Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Êxodo

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

Êxodo, 29

1 “Isto é o que deves fazer para santificá-los, a fim de que me sirvam como sacerdotes: pega num novilho e em dois carneiros sem defeito,

2 pães sem fermento, pães em forma de anel feitos com azeite e sem fermento, e pães achatados sem fermento, untados com azeite. Deves fazer os pães com farinha fina de trigo,

3 colocá-los num cesto e apresentá-los dentro do cesto, juntamente com o novilho e os dois carneiros.

4 “Deves apresentar Arão e os seus filhos à entrada da tenda de reunião e lavá-los com água.

5 Então, deves pegar nas roupas e vestir Arão com a veste comprida, a túnica sem mangas do éfode, o éfode e o peitoral; e deves atar-lhe à cintura o cinto bordado*1 do éfode, com firmeza.

  1. Ou: “a faixa para a cintura”.

6 Colocarás o turbante na sua cabeça e porás o sinal sagrado de dedicação*1 no turbante.

  1. Ou: “o diadema sagrado”.

7 Então, deves pegar no óleo de unção e derramá-lo sobre a sua cabeça, ungindo-o.

8 “A seguir, faz com que os seus filhos se aproximem e põe-lhes as vestes compridas.

9 Coloca também as faixas, tanto em Arão como nos seus filhos, e põe-lhes a cobertura para a cabeça. Assim, o sacerdócio passará a ser deles — isto é um decreto permanente. É deste modo que deves fazer a ordenação de Arão e dos seus filhos para servirem como sacerdotes.*1

  1. Lit.: “encher a mão de Arão e a mão dos seus filhos”.

10 “Depois, deves apresentar o novilho diante da tenda de reunião, e Arão e os seus filhos porão as mãos sobre a cabeça do novilho.

11 Abate o novilho perante Jeová, à entrada da tenda de reunião.

12 Molha o dedo no sangue do novilho e passa-o nos chifres do altar; e derrama todo o restante do sangue junto à base do altar.

13 A seguir, pega em toda a gordura que envolve os intestinos, a membrana gordurosa do fígado, os dois rins e a gordura sobre estes, e queima-os, fazendo-os fumegar no altar.

14 No entanto, queimarás com fogo a carne, o couro e o excremento do novilho, fora do acampamento. É uma oferta pelo pecado.

15 “Pega, então, num dos carneiros, e Arão e os seus filhos devem pôr as mãos sobre a cabeça do carneiro.

16 Abate o carneiro, pega no seu sangue e faz aspersão em todos os lados do altar.

17 Corta o carneiro em pedaços, lava os seus intestinos e pernas, e põe os pedaços um ao lado do outro, juntamente com a cabeça.

18 Queima o carneiro inteiro, fazendo-o fumegar no altar. É uma oferta queimada a Jeová, um aroma agradável.*1 É uma oferta feita por fogo a Jeová.

  1. Ou: “apaziguador; calmante”. Lit.: “repousante”.

19 “A seguir, deves pegar no outro carneiro, e Arão e os seus filhos devem pôr as mãos sobre a cabeça do carneiro.

20 Abate o carneiro, pega num pouco do seu sangue e põe-no na ponta da orelha direita de Arão e na ponta da orelha direita dos seus filhos, também no polegar da mão direita e no dedo grande do pé direito deles, e faz aspersão do sangue em todos os lados do altar.

21 Depois, pega num pouco do sangue que está no altar e num pouco do óleo de unção, e usa-os para aspergir Arão e as suas vestes, sobre os seus filhos e as suas vestes, para que ele e as suas vestes, os seus filhos e as vestes deles se tornem santos.

22 “Tira, então, a gordura do carneiro, a sua cauda gorda, a gordura que envolve os intestinos, a membrana gordurosa do fígado, os dois rins e a gordura que há sobre estes, e a perna direita, pois é o carneiro para a ordenação.

23 Do cesto dos pães sem fermento que está perante Jeová, tira também um pão redondo, um pão em forma de anel, feito com azeite, e um pão achatado.

24 Coloca todas estas coisas nas mãos de Arão e nas mãos dos seus filhos, e deves movê-las para a frente e para trás, como oferta movida perante Jeová.

25 Então, deves tirá-las das mãos deles e queimá-las no altar, sobre a oferta queimada, como aroma agradável*1 perante Jeová. É uma oferta feita por fogo a Jeová.

  1. Ou: “apaziguador; calmante”. Lit.: “repousante”.

26 “A seguir, pega no peito do carneiro para a ordenação, que é oferecido em favor de Arão, e move-o para a frente e para trás, como oferta movida perante Jeová; essa será a porção que te caberá.

27 Do carneiro de ordenação oferecido em favor de Arão e dos seus filhos, deves santificar o peito apresentado como oferta movida e a perna apresentada como porção sagrada: o que foi movido e o que foi contribuído.

28 Por serem uma porção sagrada, estas partes passarão a pertencer a Arão e aos seus filhos como um decreto permanente a ser cumprido pelos israelitas, e elas irão tornar-se uma porção sagrada a ser contribuída pelos israelitas. É a porção sagrada deles para Jeová, dos seus sacrifícios de participação em comum.

29 “As vestes sagradas que pertencem a Arão serão depois usadas pelos seus filhos, quando forem ungidos e ordenados como sacerdotes.

30 O sacerdote que lhe suceder dentre os seus filhos e entrar na tenda de reunião para servir no lugar santo usará essas vestes por sete dias.

31 “Pegarás no carneiro para a ordenação e cozinharás a sua carne num lugar santo.

32 Arão e os seus filhos comerão à entrada da tenda de reunião a carne do carneiro e o pão que está no cesto.

33 Devem comer as coisas com as quais se fez expiação para a sua ordenação como sacerdotes*1 e para a sua santificação. Porém, uma pessoa não autorizada*2 não pode comer delas, pois são sagradas.

  1. Lit.: “para lhes encher a mão”.

  2. Lit.: “um estranho”, isto é, um homem que não era da família de Arão.

34 Se sobrar algo da carne do sacrifício da ordenação e do pão na manhã seguinte, queima com fogo o que sobrar. Não deve ser comido, pois é algo sagrado.

35 “Deves fazer assim a Arão e aos seus filhos, segundo tudo o que te ordenei. Levarás sete dias a ordená-los como sacerdotes.*1

  1. Lit.: “para lhes encher a mão”.

36 Em cada dia, oferecerás um novilho como oferta pelo pecado para fazer expiação e purificarás de pecado o altar, fazendo expiação por ele; deves ungir o altar para santificá-lo.

37 Levarás sete dias a fazer expiação pelo altar; santifica-o para que se torne um altar santíssimo. Quem tocar no altar deve ser santo.

38 “Isto é o que oferecerás regularmente no altar: dois cordeiros de um ano, todos os dias.

39 Oferece um cordeiro pela manhã e o outro cordeiro entre o pôr do sol e a noite.*1

  1. Lit.: “entre os dois anoiteceres”.

40 Com o primeiro cordeiro apresentarás a décima parte de uma efa*1 de farinha fina, misturada com um quarto de him*2 de azeite puro, e uma oferta de bebida de um quarto de him de vinho.

  1. Uma efa equivalia a 22 l. Veja o Ap. B14.

  2. Um him equivalia a 3,67 l. Veja o Ap. B14.

41 Oferecerás o segundo cordeiro entre o pôr do sol e a noite,*1 com uma oferta de cereais e uma oferta de bebida, iguais às da manhã. Deves oferecê-lo como aroma agradável,*2 uma oferta feita por fogo a Jeová.

  1. Lit.: “entre os dois anoiteceres”.

  2. Ou: “apaziguador; calmante”. Lit.: “repousante”.

42 Será uma oferta queimada a ser feita regularmente por todas as vossas gerações perante Jeová, à entrada da tenda de reunião, onde me apresentarei a vocês para falar contigo.

43 “Lá, vou apresentar-me aos israelitas, e aquele lugar será santificado pela minha glória.

44 Vou santificar a tenda de reunião e o altar, e santificarei Arão e os seus filhos, a fim de que me sirvam como sacerdotes.

45 Vou residir entre o povo de Israel e serei o seu Deus.

46 E certamente saberão que eu sou Jeová, seu Deus, que os tirou da terra do Egito para residir no seu meio. Eu sou Jeová, o seu Deus.