Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)
Ezequiel
Ezequiel, 11
1 E um espírito levantou-me e levou-me até ao portão leste da casa de Jeová, o portão que dá para o leste. Ali, à entrada do portão, vi 25 homens, e no meio deles estavam Jaazanias, filho de Azur, e Pelatias, filho de Benaia, príncipes do povo.
2 Então, Ele disse-me: “Filho do homem, estes são os homens que tramam o mal e dão conselhos perversos nesta*1 cidade.
|
3 Eles dizem: ‘Não é este o tempo de construir casas? A cidade*1 é uma panela,*2 e nós somos a carne.’
|
4 “Portanto, profetiza contra eles. Profetiza, filho do homem.”
5 Em seguida, o espírito de Jeová veio sobre mim, e ele disse-me: “Diz: ‘Assim diz Jeová: “O que vocês dizem está certo, ó casa de Israel, e eu sei o que estão a pensar.*1
|
6 Vocês causaram a morte de muitas pessoas nesta cidade e encheram as suas ruas de mortos.”’”
7 “Portanto, assim diz o Soberano Senhor Jeová: ‘Os cadáveres que espalharam pela cidade são a carne, e a cidade é a panela. Mas vocês serão tirados dela.’”
8 “‘Vocês temem a espada, e é a espada que trarei contra vocês’, diz o Soberano Senhor Jeová.
9 ‘Eu hei de tirar-vos da cidade e entregar-vos nas mãos de estrangeiros, e executarei em vocês o julgamento.
10 Vocês cairão pela espada. Na fronteira de Israel, irei julgar-vos, e terão de saber que eu sou Jeová.
11 A cidade não vos servirá de panela, e vocês não serão a carne dentro dela. Na fronteira de Israel, irei julgar-vos,
12 e terão de saber que eu sou Jeová. Pois não andaram nos meus decretos nem cumpriram as minhas decisões judiciais, mas agiram conforme as decisões judiciais das nações ao vosso redor.’”
13 Assim que acabei de profetizar, morreu Pelatias, filho de Benaia. Então, eu prostrei-me com o rosto por terra e clamei com voz alta: “Ai, Soberano Senhor Jeová! Vais exterminar os que restam de Israel?”
14 Recebi novamente a palavra de Jeová:
15 “Filho do homem, foi aos teus irmãos, os teus irmãos que têm o direito de resgate, e a toda a casa de Israel, que os habitantes de Jerusalém disseram: ‘Mantenham-se longe de Jeová. Esta terra é nossa; ela foi-nos dada como propriedade.’
16 Portanto, diz: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Embora eu os tenha removido para longe entre as nações e os tenha espalhado pelas terras, por um pouco de tempo serei para eles um santuário nas terras para onde foram.”’
17 “Portanto, diz: ‘Assim diz o Soberano Senhor Jeová: “Vou reunir-vos dentre os povos e ajuntar-vos dentre as terras pelas quais foram espalhados, e vou dar-vos a terra de Israel.
18 Eles voltarão para lá e removerão dela todas as coisas repugnantes e todas as práticas detestáveis.
19 Eu irei dar-lhes um coração unificado*1 e pôr neles um espírito novo. Tirarei do seu corpo o coração de pedra e irei dar-lhes um coração de carne,*2
|
20 para que andem nos meus decretos, guardem as minhas decisões judiciais e lhes obedeçam. Assim, eles hão de tornar-se o meu povo, e eu hei de tornar-me o seu Deus.”’
21 “‘“Mas, quanto àqueles que estão com o coração determinado a continuar nas suas coisas repugnantes e nas suas práticas detestáveis, farei as consequências do seu proceder recaírem sobre a sua própria cabeça”, diz o Soberano Senhor Jeová.’”
22 Então, os querubins levantaram as asas, e as rodas estavam perto deles, e por cima deles estava a glória do Deus de Israel.
23 E a glória de Jeová subiu da cidade e parou sobre o monte que fica a leste da cidade.
24 E um espírito levantou-me — na visão que tive através do espírito de Deus — e trouxe-me até ao povo exilado na Caldeia. Em seguida, a visão que eu tivera retirou-se de mim.
25 E comecei a dizer ao povo exilado todas as coisas que Jeová me tinha mostrado.