Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)
Génesis
Génesis, 28
1 Então, Isaque chamou Jacó e abençoou-o, e ordenou-lhe: “Não tomes uma esposa dentre as filhas de Canaã.
2 Vai para Padã-Arã, à casa de Betuel, pai da tua mãe, e toma de lá como esposa uma das filhas de Labão, irmão da tua mãe.
3 O Deus Todo-Poderoso irá abençoar-te, dar-te filhos e multiplicar-te, e certamente te tornarás uma congregação de povos.
4 E ele irá dar-te a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência,*1 para que tomes posse da terra em que tens vivido como estrangeiro, a terra que Deus deu a Abraão.”
|
5 Assim, Isaque mandou Jacó embora, e este partiu para Padã-Arã, para ir ter com Labão, filho de Betuel, o arameu, e irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.
6 Esaú viu que Isaque tinha abençoado Jacó e que o tinha enviado a Padã-Arã, para que tomasse de lá uma esposa, e que, ao abençoá-lo, lhe tinha ordenado: “Não tomes uma esposa dentre as filhas de Canaã”.
7 Também viu que Jacó obedeceu ao pai e à mãe e partiu para Padã-Arã.
8 Então, Esaú percebeu que as filhas de Canaã desagradavam a Isaque, seu pai;
9 por isso, Esaú foi ter com Ismael e, além das esposas que já tinha, tomou como esposa Maalate, irmã de Nebaiote. Maalate era filha de Ismael, filho de Abraão.
10 Jacó saiu de Berseba e seguiu para Harã.
11 Chegando a certo lugar, preparou-se para passar lá a noite, visto que o sol já se tinha posto. Então, pegou numa das pedras daquele lugar e, pondo-a debaixo da cabeça, deitou-se ali mesmo.
12 E teve um sonho: viu uma escada apoiada na terra, e o seu topo chegava aos céus. E anjos de Deus subiam e desciam por ela.
13 Por cima dela estava Jeová, e ele disse: “Eu sou Jeová, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaque. Vou dar-te a ti e à tua descendência*1 a terra em que estás deitado.
|
14 E a tua descendência*1 certamente se tornará como as partículas de pó da terra, e tu irás espalhar-te para o oeste, para o leste, para o norte e para o sul; e todas as famílias da terra certamente serão abençoadas*2 por meio de ti e por meio da tua descendência.*3
|
15 Eu estou contigo, vou proteger-te onde quer que vás e vou trazer-te de volta a esta terra. Não te deixarei até que tenha feito o que te prometi.”
16 Então, Jacó acordou do sono e disse: “Jeová realmente está neste lugar, e eu não sabia disso.”
17 E ele ficou com medo e acrescentou: “Este lugar inspira mesmo temor! Só pode ser a casa de Deus, e este é o portão dos céus.”
18 Assim, Jacó levantou-se de manhã cedo, pegou na pedra em que apoiara a cabeça, colocou-a em pé como uma coluna e derramou óleo sobre ela.
19 Então, deu àquele lugar o nome de Betel;*1 mas, anteriormente, o nome da cidade era Luz.
|
20 E Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus continuar comigo e me proteger na minha viagem, se me der pão para comer e roupa para vestir,
21 e eu retornar em paz à casa do meu pai, então, certamente Jeová terá mostrado que é o meu Deus.
22 Esta pedra que ergui como coluna irá tornar-se uma casa de Deus; e sem falta te darei um décimo de tudo o que me deres.”