Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada (nwt, pt_PT, 2016)

Jeremias

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

Jeremias, 19

1 Assim disse Jeová: “Vai comprar um pote de barro a um oleiro. Leva contigo alguns anciãos do povo e alguns anciãos dos sacerdotes,

2 e vai até ao vale do Filho de Hinom, à entrada do Portão dos Cacos. E proclama ali as palavras que eu te disser.

3 Dirás: ‘Ouçam a palavra de Jeová, ó reis de Judá e habitantes de Jerusalém. Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “‘“Estou prestes a trazer sobre este lugar uma calamidade que fará tinir os ouvidos de quem ouvir falar dela.

4 Vou fazer isso porque eles me abandonaram e tornaram este lugar irreconhecível. Nele, estão a oferecer sacrifícios a outros deuses, que nem eles, nem os seus antepassados, nem os reis de Judá conheciam, e encheram este lugar com o sangue dos inocentes.

5 Eles construíram os altos sagrados de Baal para queimarem os seus filhos no fogo, como ofertas a Baal, algo que eu não tinha ordenado nem falado e que nunca me tinha ocorrido no coração.”’*1

  1. Ou: “nunca me tinha passado pela mente”.

6 “‘“Portanto, estão a chegar os dias”, diz Jeová, “em que este lugar não voltará a ser chamado Tofete ou vale do Filho de Hinom, mas, antes, vale da Matança.

7 Vou frustrar os planos de Judá e de Jerusalém neste lugar, e vou fazê-los cair pela espada diante dos seus inimigos e às mãos dos que procuram tirar-lhes a vida.*1 E vou dar os seus corpos como alimento às aves dos céus e aos animais da terra.

  1. Ou: “procuram a sua alma”.

8 Vou fazer desta cidade um motivo de terror e um alvo de assobios. Todos os que passarem por ela olharão aterrorizados e assobiarão por causa de todas as suas pragas.

9 E vou fazê-los comer a carne dos seus filhos e das suas filhas, e cada um comerá a carne do seu próximo, por causa do cerco e do desespero que sentirão quando estiverem cercados pelos seus inimigos e pelos que procuram tirar-lhes a vida.”’*1

  1. Ou: “procuram a sua alma”.

10 “Então, despedaça o pote diante dos olhos dos homens que forem contigo

11 e diz-lhes: ‘Assim diz Jeová dos exércitos: “Vou despedaçar este povo e esta cidade como se despedaça um vaso de barro, que nunca mais pode ser restaurado. E eles enterrarão os mortos em Tofete até que deixe de haver lugar para os enterrar.”’

12 “‘É isso o que eu vou fazer a este lugar’, diz Jeová, ‘e aos seus habitantes, para tornar esta cidade igual a Tofete.

13 E as casas de Jerusalém e as casas dos reis de Judá vão tornar-se impuras como este lugar de Tofete, sim, todas as casas em cujos terraços eles ofereceram sacrifícios a todo o exército dos céus e onde derramaram ofertas de bebida a outros deuses.’”

14 Quando Jeremias voltou de Tofete, onde Jeová o tinha enviado para profetizar, ele pôs-se de pé no pátio da casa de Jeová e disse a todo o povo:

15 “Assim diz Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: ‘Vou trazer sobre esta cidade e sobre todos os seus povoados toda a calamidade que decretei contra ela, porque teimaram em*1 não obedecer às minhas palavras.’”

  1. Lit.: “endureceram a sua cerviz para”.